A DOUTRINA DOS ANCIÃOS

A escola Theravada, é considerada a mais antiga dentre as escolas de Budismo atualmente existentes. Também é a única que não considera canônicas as escrituras adotadas pelas escolas Mahayana e Vajrayana.

Os princípios da escola Theravada estão codificados no Tipitaka. Os principais países onde esta escola está difundida são, principalmente: Sri Lanka, Tailândia, Myanmar, Laos, Camboja e Bangladesh.

Theravada (Páli: thera "anciãos" + vada "palavra, doutrina" ), a "Doutrina dos Anciãos", é o nome da escola de Budismo que tem suas escrituras no Cânone em Páli ou Tipitaka, que os acadêmicos em geral aceitam como sendo o registro mais antigo dos ensinamentos do Buda. Por muitos séculos, o Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Birmânia e Tailândia; atualmente o número de Budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes o Theravada começou a fincar suas raízes no Ocidente.

Theravada é uma das vinte escolas que surgiram nos primórdios do Budismo. O nome Theravada vem do fato de que esta é uma das mais conservadoras escolas budistas, que tenta conservar os ensinamentos originais tais como foram ensinados pelo Buda -- ou, pelo menos, tais como foram registrados no Cânone Páli.